Pelo estudo, feito por nós, da situação econômica do Egito no
referido período, torna-se perfeitamente compreensível a viabilidade
do Êxodo. A sua inexistência é que seria de admirar-se, dados o
caráter revolucionário, profundamente social, do movimento
mosaico, e a conseqüência natural do desenvolvimento histórico do
mundo antigo.
Por isso, o sentimento anti-escravagista está enraizado na tradição
judaica até os nossos dias. Desde a formação deste povo, os
postulados de justiça social são os elementos preponderantes na
cultura israelita.
(...)
Moisés, porém, não foi apenas um continuador e sim um
revolucionário renovador, que amoldou a doutrina religiosa às
condições sociais então existentes. Um exemplo semelhante nós
podemos encontrar, nos tempos modernos, em Marx. O que este foi
para o socialismo, aquele o foi para o monoteísmo, sendo apenas
necessário dizer, para a compreensão dessa semelhança, que tanto
um como o outro deram as necessárias formas definitivas às idéias
que, até eles, eram vagas e disformes.
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